Já pensou em ser formad@r?
O CCP – Certificado de Competências Pedagógicas permite exercer a atividade profissional enquanto formador. Inicialmente, este documento tinha a designação de CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica.
A Portaria n.º 214/2011 de 30 de Maio veio estabelecer o regime de formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações tendo revogado a Portaria n.º 1119/97 de 5 de Novembro.
Até Setembro de 2010 o CCP (ex-CAP) tinha a validade de 5 anos - sendo necessária a renovação após este período, através da frequência de um Curso de Formação Contínua. Com a publicação de uma nova portaria no Diário da República, 1.ª série — N.º 190 — 29 de Setembro de 2010, a renovação deixou de ser necessária e o certificado passou a ser vitalício.
A obtenção do CCP não é só importante e necessária ao nível da formação interna. A obtenção do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas – é obrigatória para quem ministra formação junto de entidades formadoras certificadas pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho.
De acordo com o perfil profissional definido pelo IEFP, podem frequentar esta formação indivíduos, preferencialmente com qualificação superior ou, no mínimo, o 12º ano de escolaridade, detentores de pelo menos 5 anos de experiência profissional.
A InovSaber abre regularmente cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Adicionar comentário
Comentários