A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que se caracteriza por dificuldades com precisão e fluência na leitura, para além de dificuldades na escrita e na ortografia. Não está relacionada à inteligência geral, mas sim com diferenças na forma como o cérebro processa a linguagem escrita.
Ainda que a aprendizagem de uma segunda língua seja desafiante para pessoas que sofram deste transtorno, existem benefícios que não devem ser ignorados.
1 - Aprender uma nova língua implica memorizar vocabulário, regras gramaticais e pronúncia, o que contribui para melhorar a memória em geral.
2 - A aprendizagem de uma língua exige pensamento crítico e resolução de problemas, o que impulsiona a flexibilidade cognitiva.
3 - A necessidade de os indivíduos se focar em novas estruturas linguísticas e vocabulário pode aumentar o tempo de atenção e concentração.
4 - Aprender uma nova língua implica com frequência a compreensão e distinção entre diferentes sons, o que pode melhorar a consciência fonológica. Ora, a consciência fonológica aprimorada pode traduzir -se em melhores competências de decodificação na leitura, ajudando na fluência da leitura na língua nativa.
5 - Aprender a gramática e a sintaxe de uma nova língua conduz a uma melhor compreensão da estrutura da língua nativa.
6 - Aprender uma nova língua com sucesso aumenta a confiança e proporciona uma sensação de realização.
7 - A exposição a novas culturas e línguas amplia perspetivas e melhora as habilidades sociais.
8 - A aprendizagem de uma língua frequentemente envolve prática regular e a repetição, o que fornece estrutura e consistência benéficas para alunos disléxicos
Na Inovsaber usamos métodos de ensino multissensoriais, assim como aplicativos e software de aprendizagem de línguas que ajudam os disléxicos a superar barreiras e a aprender com sucesso, pois acreditamos que com estratégias e apoio adequados os alunos disléxicos podem aprender com sucesso uma nova língua e desfrutar das múltiplas vantagens que isso traz.
Adicionar comentário
Comentários